15ª Edição - Novembro/2017   

Palavra da Presidente

A AIDA realizou, no mês de novembro, um antigo sonho de um de seus principais colaboradores no passado: aproximar-se da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e unir a visão técnica e a jurídica do contrato do seguro e previdência privada, por meio da realização do I Seminário Manuel Póvoas. O evento, que aproximou os grupos nacionais de trabalho da nossa associação das cátedras da Academia, permitiu ao público um dia de reflexões,viajando pelos mais variados ramos dos seguros, com uma abordagem multidisciplinar.
 
Já em Porto Alegre, foi a vez de discutir sobre responsabilidade civil e seguro automóvel, em um evento organizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul: a 42ª palestra do projeto Horizontes do Conhecimento, no plenário Ministro Pedro Soares Muñoz. Essa edição contou com o apoio da AIDA e a palestra de presidentes de grupo, Marco Aurélio Mello Moreira, do GNT de Automóvel e Sérgio Ruy Barroso de Mello, vice-presidente da AIDA Mundial e presidente do GNT de Responsabilidade Civil. A abertura ficou a cargo do Desembargador Ney Wiedmann Neto, Coordenador do Centro de Estudos.
 
Por fim, ocorreu em São Paulo o Encontro do Grupo de Combate à Fraude em Seguros do CILA – Comitê Ibero-Latinoamericano da AIDA, que teve o apoio da AIDA Brasil e da Universeg.O evento teve como objetivo apresentar as práticas de combate àfraude na América Latina. Para isso, tivemos a presença da palestrante argentina Florencia Mangialardi. Após, foi realizada a reunião inaugural da Comissão Especial do Jovem Advogado.

Já estamos chegando ao fim deste ano. Vale lembrar que as inscrições para o nosso congresso de 2018 logo serão abertas e são limitadas. Priorizaremos os associados adimplentes. Aproveitem!
 
Boa leitura!

I Seminário Manuel Póvoas

O I Seminário em homenagem ao Manuel Póvoas foi realizado pela Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA Brasil) em parceria com a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP). O evento ocorreu no dia 08 de novembro no auditório do Sindseg-SP, em São Paulo. A abertura do evento contou com a presença da Dra. Ana Rita Petraroli, presidente da AIDA Brasil, João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP, Mauro César Batista, presidente do Conselho Superior da ANSP e presidente do SindsegSP, José Renato Nalini, Secretário da Educação do Estado de São Paulo e Acadêmico da ANSP, Antonio Penteado Mendonça, vice-presidente do Conselho Superior da ANSP e Eugênio Velasques, presidente da Comissão de Seguros Inclusivos da CNSeg e Acadêmico da ANSP. Na ocasião, a AIDA, representada por sua presidente, homenageou o Sr. Mauro César Batista pela sua trajetória de empenho e sucesso no mercado segurador.

Vídeos

Abertura

Painel 1
Projeto de Lei 3.555

Painel 2
Insurtechs

Painel 3
Seguro D&O e RC

Painel 4
Desafios para o futuro

Painel 5
Sustentabilidade

42ª palestra do projeto Horizontes do Conhecimento

No dia 24 de novembro, no plenário Ministro Pedro Soares Muñoz em Porto Alagre, foi realizada a 42ª edição da palestra do projeto Horizontes do Conhecimento, promovido pelo Centro de Estudos do TJRS, essa edição, em especial, contou com o apoio institucional da AIDA Brasil.
A abertura do evento ficou a cargo do  Desembargador Ney Wiedmann Neto, Coordenador do Centro] de Estudos. Os palestrantes do evento foram: Marco Aurélio Mello Moreira, presidente do Grupo Nacional de Trabalho  de Automóvel da AIDA Brasil e Sérgio Ruy Barroso de Mello, vice-presidente da AIDA Mundial e presidente do Grupo Nacional de Trabalho de Responsabilidade Civil da AIDA Brasil.

Fraude sem Seguros

No dia 28 de novembro, no Hotel Intercontinental, foi realizado o evento que colocou no centro da discussão Fraude em Seguros. O objetivo do encontro foi discutir e apresentar o combate a fraude em seguros na América Latina.

As palestrantes do evento foram: Dra. Debora Schalch, Presidente da Comissão de Securitário da OAB-SP; Dra. Florencia Mangialardi, Secretária Geral do GNT de Combate a Fraude do CILA; Dra. Goldete Priszkulnik, Médica com MBA em Gestão de Saúde Suplementar e Dra. Maria Amélia Saraiva, presidente do Grupo Nacional de Trabalho de Proteção ao Seguro e Compliance. Como presidente da mesa: Ana Rita Petraroli, residente do Grupo de Combate a Fraude do CILA.

O evento foi uma realização do Comitê Ibero-Latinoamericano de AIDA e contou com o apoio da AIDA Brasil e da Universeg.

Reunião Inaugural da Comissão do Jovem Advogado

No dia 27 de novembro, após o evento sobre Fraude em Seguros, aconteceu a primeira reunião do CILA Jovem - Comissão do Jovem Advogado. A mesa foi composta pela Comissão do Jovem advogado: Luiza Moreira Peterse, secretária; Juliana Mara,  2ª Vice Presidente; José Carlos Van Cleef, 1º Vice-Presidente e a presidente, Bárbara Bassani, além da  vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado do CILA, Maiara Bonetti Fenili e  Ivy Cassa, presidente de Relações Internacionais da AIDA Brasil.

A Dra. Bárbara Bassani, presidente da Comissão Jovem da AIDA Brasil, afirmou que certamente é um desafio presidir o grupo, pois a Comissão busca  profissionais de até 35 anos no mercado de seguros. "Eu tenho 10 anos no mercado de seguros, comecei cedo nesse mercado e certamente é um desafio trazer esses profissionais, porém a  ideia principal é fomentar cada vez mais o seguro e o resseguro, além de chamar a atenção desses jovens, seja desde os bancos das universidades até aqueles que começaram agora a profissão e se apaixonaram pelo seguro, assim como eu me apaixonei", afirma Dra. Bárbara.

Próximos eventos:


2018
15 e 16/03 - XII Congresso Brasileiro de Direito do Seguro e Previdência - SP
10 a 13/10 - Congresso Mundial AIDA - RJ

Produção: Oficina do Texto Assessoria de Comunicação Jornalista
Responsável: Paulo Alexandre